A atividade industrial pertence ao setor secundário da economia. A indústria é toda atividade que se dedica a manipular, transformar ou processar as matérias-primas em outro produto. Por exemplo, a carne suína (matéria-prima) em um frigorífico é processada e transformada em determinados produtos como linguiça, presunto e outros.
Só para lembrar: a indústria é a atividade econômica que transforma os recursos naturais em bens de consumo, podendo ser mecanizada – aquela que utiliza equipamentos e técnicas que permitem a produção em grande quantidade, chamada produção em série – ou artesanal.
A indústria artesanal utiliza ferramentas simples e é praticada por uma pessoa ou por um pequeno grupo que participa de todas as etapas de produção: desde o preparo da matéria-prima, a confecção, o acabamento e, muitas vezes, até da comercialização. A principal atividade artesanal da ilha de Santa Catarina é a confecção de rendas de bilro.
A atividade industrial do estado de Santa Catarina é bastante desenvolvida e expressiva no cenário econômico brasileiro. Destacam-se as indústrias têxtil, alimentícia e indústrias de metal-mecânica, de softwares, moveleira, de componentes eletrônicos, de cerâmica, de louças e de cristais.
Em Blumenau e no Vale do Itajaí, destacam-se as indústrias têxtil, de softwares, metal-mecânica, cervejeira e de cristais.
Joinville é outro centro de atividades das indústrias bem desenvolvidas, com produção de componentes eletrônicos, tecidos, refrigeradores, produtos mecânicos, etc.
Em Imbituba, Tubarão, Criciúma, Içara e Urussanga destacam-se as principais fábricas de cerâmica do país.
No interior, em Jaraguá do Sul, destacam-se as indústrias de metal-mecânica, têxtil e alimentícia.
A cidade de São Bento e Rio Negrinho são fortes polos da indústria de móveis.
Já os grandes frigoríficos do estado estão próximos às áreas produtoras e fornecedoras da matéria-prima, na região do meio-oeste e oeste do estado.
A produção do estado é escoada pelas principais rodovias que ligam as regiões produtoras até os portos de Itajaí, São Francisco do Sul, Imbituba e Navegantes. O porto de Laguna exporta a produção pesqueira. O porto mais recente do estado fica no município de Itapoá. Com mais este porto, Santa Catarina se tornou o segundo maior polo portuário do país.
Confecção da renda de bilro: almofada / molde / espinho de mandacaru / linhas / bilros.
Mapa Rodoviário de Santa Catarina