No final do século XIX e início do século XX, surge o movimento Modernista, um movimento de vanguarda que ditou o caminho para uma criação mais livre, rompendo com os padrões estabelecidos para a arte.
Como resultado surgiram vários movimentos artísticos, como por exemplo, o Fauvismo, o Expressionismo, o Cubismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, o Futurismo, entre outros.
Observe as imagens a seguir. Ambas retratam a mesma cena: a primeira foi pintada por Diego Velázquez, pintor espanhol, que pintou quadros palacianos, verdadeiros documentos oficiais em uma época que não existia a fotografia. Na reprodução abaixo, o pintor retrata a infanta Margarida Teresa e suas aias, o tutor, a pajem, a anã e um cão. O rei e a rainha são retratados ao fundo como um reflexo no espelho. Velázquez se autorretrata pintando o quadro.
Agora, observe a segunda imagem. Picasso, em 1957, retrata a mesma cena, com um estilo diferente e único. As figuras, o lugar, a cena é a mesma, porém ele constrói a imagem de maneira diferente.
Velázquez, Diego. As meninas. 1656. Óleo sobre tela, 318 cm x 276 cm. Museo del Prado, Madrid (ES).
PICASSO, Pablo. As meninas segundo Velázques. 1957. Óleo sobre tela, 194 cm x 260 cm. Museo Picasso, Barcelona (ES).
Diego Velázquez (1599-1660), artista espanhol, nascido em Sevilha, pintou cerca de cem quadros no estilo barroco. Pintor da família real e possuidor de um dom extraordinário em captar com naturalidade os detalhes em suas telas, não somente por seu trabalho artístico, mas também por sua fidelidade e coroa, foi consagrado cavaleiro da ordem de Santiago.
Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova Iorque, EUA, em 2 de outubro de 1968.
Marcel Duchamp elaborou os ready-made, isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários (sugestões ou irônicos).
Observe o que Duchamp, artista conceitual, criou:
Duchamp, Marcel. Roda de bicicleta (terceira versão). 1951. Roda de metal montada num banco de madeira pintado, 129,5 cm x 63,5 cm x 41,9 cm. The Sidney and Harriet Janes Collection.
Salvador Dalí, em suas obras, representou sonhos. Rompeu com a realidade, criando imagens impossíveis, perturbadoras, que instigam o imaginário provocando as mais diversas sensações. Salvador Dalí é um representante do movimento Surrealista.
Salvador Dalí nasceu em Figueras, Espanha, em 1904. Além de pintura o artista fez filmes, escreveu, criou e desenhou roupas, frascos de perfume e anúncios de revista. Uma das maiores características de suas pinturas é o fato de elas se parecerem com fotografias.
Surrealismo é um movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton (1896-1966), que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas pelo inconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo, bem como a renovação de valores (morais, políticos, científicos e filosóficos).
DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931. Óleo sobre tela, 24,1 cm x 33 cm. The Museum of Modern Art, Nova Iorque (US).
Aia: dama de companhia; mulher encarregada da educação de crianças da nobreza.
Pajem: pessoa que na Idade Média acompanhava um príncipe.
Tutor: aquele que ampara, protege, defende; guardião.
Conceitual: em que há conceito “dito engenhoso”, espirituoso.